quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O toque especial (A mulher do fluxo de sangue)

Texto base: Marcos 5:25-34


E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,

E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;

Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.

Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.

E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.

E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?

E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?

E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.

Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.

E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.”


Certo dia, Jesus após sair de Gadara (cidade situada a sudeste do Mar da Galiléia), entrou num barco e foi para o outro lado do mar.

Na ocasião depara-se com duas ocasiões: Jairo um grande líder da sinagoga com sua filha de 12 anos a beira da morte e uma certa mulher que há 12 anos estava com um problema de fluxo de sangue.

Porém vamos nos deparar em especial ao segundo.


OBS:

Em Levítico 15 consta que toda pessoa que tivesse um fluxo de sangue, seria considerada uma pessoa imunda, impura. Era proibido tocar ou ser tocada, até mesmo algum objeto em contato com a mesma perdia seu valor.

Esse modo de ver não ficava apenas no ângulo físico, mas também no moral, social fazendo assim com que a determinada pessoa fosse separada, excluída e sofresse maus tratos dos demais.


Outro motivo a ser analisado era o fato de ser mulher, pois na época assim como até a décadas atrás, eram desvalorizadas.


Essa mulher não identificada, havia 12 anos com esse problema de fluxo de sangue, onde a palavra afirma que gastara tudo quanto tinha em busca de uma solução porém, nada lhe adiantou, pelo contrário, piorava cada vez mais no decorrer de suas tentativas.

Lucas como médico, em seu livro descreve:”e gastara todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada” (Lucas 8:43)


Porém, por intermédio da propagação dos atos de Jesus, ela deu crédito e afirmava que se caso chegasse próximo a ele, e o tocasse seria curada desse mal que a afligia.

Grande multidão seguia o Senhor Jesus, grande alvoroço na sua passagem, pois a muitos curava, confortava com suas palavras doces porém com autoridade. Porém ela pôs um propósito em seu coração. Resolveu desafiar sua disposição, indo de encontro a todos os presentes, mesmo no sufoco, apertada, sendo vista com olhares de desprezo, continuou até chegar e humildemente tocar na orla (parte inferior, bordas) das vestes de Jesus.Toque esse que resultou na sua cura instantânea, ou seja, no mesmo momento que o tocou, foi estancada a fonte de sangue em seu corpo.


Refletindo...


Talvez você esteja passando por uma situação semelhante a essa. Talvez você esteja sendo desprezado, sendo julgado, obrigada a manter-se afastado de tudo e todos devido alguma fonte que jorra problemas e situações difíceis em sua vida.

Problemas esses que muitas vezes te deixam desanimado, desestruturado, ou até mesmo guardando em mente a justificativa de que nunca deixará de ser assim.

Ou talvez você tenha gastado tudo quanto você tinha, indo em busca de religiões, amigos, festas, farras, prazeres momentâneos para solucionar ou amenizar a dor de estar com esse problema.

Talvez exista uma multidão a sua frente, que te apertando, te sufocando vibra em ver o seu mal, ver você tentar e não conseguir novamente alcança o que você tanto deseja.

Porém, eu te convido neste momento a agir com um ato de fé. A romper as barreiras das dificuldades, das multidões, do tempo e alternativas em vão.

Siga em frente, ponha um propósito em seu coração, rompa esses obstáculos que te atrapalham a chegar no se objetivo.

Aquela mulher poderia muito bem desistir diante de tantas dificuldades, o fato dela ser desprezada, correr o risco de ser arrancada pelos presentes, de ser apedrejada quem sabe por estar agindo contra a lei. Mas isso não foi o suficiente para que ela parasse, desviasse sua visão de encontrar-se com Jesus e tocar-lhe da maneira mínima o possível.

Ela não olhou para as circunstâncias, para esses detalhes que faziam toda a diferença, ela pôs sua fé em ação.

Em resposta ao seu ato, Jesus pergunta quem o tocou. Até mesmo seus discípulos sem entender, indagam pelo fato de estarem eles numa grande multidão, sendo impossível humanamente falando de distinguir quem estava a tocá-lo.


Fechamento:


Ou seja, DEUS nos vê por outro ângulo, ele está a espera que eu e você escutemos acerca de suas obras, deixemos a fé surgir e fluir em nossos corações, confessar com convicção que podemos vencer e por a fé em ação, tocando em JESUS.

Daí veremos que pra Deus não existe limites e afirmar com convicção que o sofrimento que nos aflige cessa aqui em Nome de Jesus.


Paz de Cristo Jesus!

Miss. Vladilson Oliveira

Escrita em: 23 de dez. 2009 (00:00 ás 01:35)

As Lições de Zaqueu



Texto base:
Lucas 19:1-10


“E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”


Como sabemos, ultimamente temos ouvido uma música bastante popular que fala acerca da história de Zaqueu, seu encontro com o Senhor. Analisemos o fato:

Certo dia Jesus passando por Jericó, após curar Bartimeu o cego, encontra-se com o publicano.

PUBLICANO: trabalhava como cobrador (coletor) dos impostos romanos nas alfândegas. Profissão bastante criticada, vista como a classe dos pecadores, errados, pois era marcada por grandes roubos praticados pelos que a exerciam. Esse fato de estar acessível a condição de ser “rico” facilmente, fazia com que a profissão fosse bastante disputada.

Para melhor entender, é como se fosse um atual funcionário da SEFAZ.

Pontos de obstáculos:

1° Ponto: Zaqueu já tinha ouvido falar de Jesus e sua doutrina, a forma como tratava os homens, as mulheres, que tratava com respeito até mesmo os demais publicanos, e um dos motivos que o impulsionou mais a ir ao encontro de Jesus foi ao ouvir os gritos de Bartimeu o cego, pois era à véspera da páscoa, multidões estavam passando por Jericó em direção a Jerusalém.

2° Ponto: Com essa revelação encontramos outro tópico da dificuldade de Zaqueu aproximar-se de Jesus, por ser visto como uma pessoa ruim, chefe dos ladrões.

3° Ponto: A palavra nos revela que outra grande dificuldade encontrada por ele era sua altura (estatura), que sendo baixa devido a multidão o impedia de ver a Jesus.

Lições:

Zaqueu, abriu seu coração, e pôs sua fé em ação ao ouvir falar de um homem de Nazaré que fizera tanta maravilhas e ensinava preceitos nunca vistos antes.

Seu entusiasmo para encontrar a Jesus foi tão grande que rompeu a barreira do preconceito, mesmo correndo o risco de ser “vaiado”, ou desprezado publicamente pela profissão que exercia, mesmo sendo grande a multidão que acompanhava a Jesus, pôs eu seu coração um propósito de encontrar-se com o Senhor.

Logo após vencida a barreira do preconceito, surgiu a questão de seu acesso á JESUS, porém ele não desistiu, subiu em uma figueira (sicômoro – figueira de raízes profundas e galhos fortes que alcança até 16m altura) a fim de ser notado.

Imaginem a cena, um baixinho detestado por todos, correndo, apressado, subindo em uma árvore enorme para ver JESUS.

Ou seja, ele não se limitou em seus erros, problemas, dificuldades físicas nem morais ou sociais, pôs o foco em: VER A JESUS.

Quantas vezes temos nos limitado nesses pontos?

Quantas vezes temos ouvido falar de Jesus, de sua fama, suas obras, sua palavra e nem ao menos temos dado crédito, não temos deixado a palavra gerar fé em nossos corações...

Quantas ocasiões nos deparamos pensando apenas em nossas falhas, dificuldades, na multidão que nos rodeia observando nossas vidas no ângulo social...

Outra observação bem interessante é que, de acordo com pessoas mais velhas, a décadas atrás (por volta de 60 a 70), muitos achavam que a palavra de Deus era apenas destinada a pessoas pobres, carentes, necessitadas de conforto material e físico, e até mesmo surgiu o comentário que se alguém mantivesse a prática da leitura da bíblia, poderia chegar a ficar louco, enquanto que na verdade, a palavra de Deus é destinada a todos independente de classe, raça, cor, pois Deus não faz acepção de pessoas (Rm 2:11).

(Vers.5) Após seu gesto de fé, Jesus parou a observá-lo. Isso é o que tem faltado em nossas vidas atualmente, precisamos ter a postura de fazer algo para chamar a atenção de Jesus. Zaqueu por intermédio desse ato, tem o mérito de receber a visita do Senhor Jesus em sua casa.

Notamos no versículo 7 que, após isso, todos murmuravam, criticavam o fato de Jesus, estar sendo apresentado publicamente como Senhor, Filho de Deus e o fato de estar juntando-se com ladrões pecadores (publicanos).

Porém no versículo 8, temos a prova de que a ação de Deus é real. Logo após ouvir falar de Jesus, esforçar-se para vê-lo, chamar a sua atenção e receber seu convite, sem antes Jesus falar-lhe, fluiu de se próprio o desejo de mudança, o desejo de passar a agir justamente, abrindo mão de seu benefício próprio e concertando algum erro causado em ocasiões passadas e assim, tanto ele como sua casa (vers. 9) receberam a salvação vinda de Deus por intermédio de Jesus.

Fechamento

O homem não deve limitar-se a aproximar-se de Deus por suas falhas ou pecados. Isso tem sido uma ferramenta muito utilizada por Satanás nesses últimos dias, ao colocar em muitos o pensamento de que só pode buscar a Deus quando não mais estiver pecando, quando estiver em ordem, porém Deus espera que o homem se aproxime da forma de como está, pois a palavra e o Espírito Santo é que serão os verdadeiros responsáveis pela transformação, pois a própria palavra afirma que “ele veio para salvar os perdidos.” (Lucas 19:10)

Isso mostra o quanto Deus continua mudando vidas, independentes de suas situações iniciais, o Poder de Deus continua agindo poderosamente.

Assim como Zaqueu, vamos romper todas as barreiras e ter um encontro com o Senhor, nossa vida nunca mais será a mesma!

Paz de Cristo Jesus!

Miss. Vladilson Oliveira

Escrita em: 23 de dez. 2009 (00:00 ás 01:35)

sábado, 5 de dezembro de 2009

Peça Teatral O Juízo Final

Ensaio da Peça Teatral: O Juízo Final


Deus tem feito uma grande obra em nossas vidas.
Apesar das alterações no elenco da peça, iremos sim Em Nome de Jesus
apresentá-la e declaramos que vidas serão alcançadas com nossa ministração!

Confiram os bastidores da peça...

























Reflexão Biblica da semana: Vencendo o desanimo!




Data: 4/12/2009 - Hora:22:55:24







Vencendo o desanimo!


Versículo chave:

" No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na
força do seu poder." (Efésios 6 : 10)

Paulo com sua sabedoria e experiência, ao escrever sua carta aos cristãos em Éfeso,
orienta-os a fortalecerem-se no Senhor, tendo em vista o que iriam passar por estarem
procurando obedecer a Deus e sua palavra e usufruirem assim do que lhes havia prometido.

No livro de Êxodo (um dos livros que compõem o PENTATEUCO - Do grego, "os cinco rolos",
composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia), podemos extrair um versículo nem tanto
observado porém, vemos um exemplo de um caso onde essa prática orientada por Paulo deveria
ter sido usada.

Como sabemos, os israelitas estavam sendo afligidos por Faraó (rei do Egito), sendo mal tratados,
e escravizados com grandes serviços e cobranças sobre si. A biblia relata que, Deus ao levantar
Moisés e Arão, fez a promessa de livrar os israelitas das mãos de Faraó e de suas tropas.

Após irem ao encontro do rei e transmitirem a mensagem que Deus havia mandado que
deixasse o povo ir, Moisés pronuncia-se ao povo acerca do que Deu tinha falado acerca do povo
de Isral porém:

"Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés,
por causa da ânsia do espírito e da dura servidão"
Êxodo 6:9

Para melhor entender:

ÂNSIA : angústia seguida de desalento, aflição, sensação de aperto.
Em outras palavras, ânsia de espírito significa desanimo.

O desanimo em sí, tem sido uma ferramenta que tem tirado muitos da caminhada rumo
ao alvo do cristão (santidade e intimidade com Deus) nestes ultimos dias.
Uns devido escândalos observados dentro do próprio Reino de Deus, outros devido
problemas pessoais, outros por envolvimento grande com coisas seculares.

Temos que entender que não podemos nos deixar abater. A bíblia, afirma que os filhos de Deus
são dirigidos pelo seu Espírito e não por suas emoções, pensamentos, vontades ou planos próprios.

O que tem sido o motivo de teu desanimo?
Qual sua postura perante a promessa de que Deus está operando em teu favor e irá te tirar da
escravidão que está tentando de escravizar?



Fechamento:

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará" Salmos 37:5

Então, simplesmente estando com a vida em total controle e dependência de Deus, com certeza o
homem alcançará descanso, provisão, recompensa, vitória.
Deus quer renovar tuas forças, mostrar o quanto tem projetos a realizar na tua vida, tão somente
crê e verás a glória de Deus !(João 11:40)

Fortalecei-vos no Senhor !

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Eu faço parte desta história !!!

Parabéns ! Aos nossos alunos do Instituto dos Cegos aprovados no vestibular

Estamos orgulhosos e felizes com a aprovação na 1ª fase do vestibular da UFC dos alunos assistidos:

* Eranildo do N. de Sousa
Curso: Educação Física

* Neiara Rebeca B. Lima
Curso: Letras

* Thiago Falcão Solon
Curso: Letras



Parabéns pra todos !!!

Torcemos pelo sucesso de todos nas próxima etapas !

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Peça Teatral O Juízo Final





Galera no Ensaio da peça: O Juízo Final

Narra a história de um garoto de família pobre, um certo dia tem um encontro com um evangelista que o fala acerca de Cristo Jesus e aos poucos o alcança para o grande Reino de Deus.
Com o passar do tempo a família toda rende-se aos pés do Senhor e por intermédio da fé e ação da palavra de Deus sua irmã Priscila é curada (a mesma é paralítica desde nascida).

Anos passaram-se até que o grande dia chegou... O dia em que todos deverão prestar contas à Deus de suas obras tanto boas como más, onde revela-se grandes surpresas.