quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

As Lições de Zaqueu



Texto base:
Lucas 19:1-10


“E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”


Como sabemos, ultimamente temos ouvido uma música bastante popular que fala acerca da história de Zaqueu, seu encontro com o Senhor. Analisemos o fato:

Certo dia Jesus passando por Jericó, após curar Bartimeu o cego, encontra-se com o publicano.

PUBLICANO: trabalhava como cobrador (coletor) dos impostos romanos nas alfândegas. Profissão bastante criticada, vista como a classe dos pecadores, errados, pois era marcada por grandes roubos praticados pelos que a exerciam. Esse fato de estar acessível a condição de ser “rico” facilmente, fazia com que a profissão fosse bastante disputada.

Para melhor entender, é como se fosse um atual funcionário da SEFAZ.

Pontos de obstáculos:

1° Ponto: Zaqueu já tinha ouvido falar de Jesus e sua doutrina, a forma como tratava os homens, as mulheres, que tratava com respeito até mesmo os demais publicanos, e um dos motivos que o impulsionou mais a ir ao encontro de Jesus foi ao ouvir os gritos de Bartimeu o cego, pois era à véspera da páscoa, multidões estavam passando por Jericó em direção a Jerusalém.

2° Ponto: Com essa revelação encontramos outro tópico da dificuldade de Zaqueu aproximar-se de Jesus, por ser visto como uma pessoa ruim, chefe dos ladrões.

3° Ponto: A palavra nos revela que outra grande dificuldade encontrada por ele era sua altura (estatura), que sendo baixa devido a multidão o impedia de ver a Jesus.

Lições:

Zaqueu, abriu seu coração, e pôs sua fé em ação ao ouvir falar de um homem de Nazaré que fizera tanta maravilhas e ensinava preceitos nunca vistos antes.

Seu entusiasmo para encontrar a Jesus foi tão grande que rompeu a barreira do preconceito, mesmo correndo o risco de ser “vaiado”, ou desprezado publicamente pela profissão que exercia, mesmo sendo grande a multidão que acompanhava a Jesus, pôs eu seu coração um propósito de encontrar-se com o Senhor.

Logo após vencida a barreira do preconceito, surgiu a questão de seu acesso á JESUS, porém ele não desistiu, subiu em uma figueira (sicômoro – figueira de raízes profundas e galhos fortes que alcança até 16m altura) a fim de ser notado.

Imaginem a cena, um baixinho detestado por todos, correndo, apressado, subindo em uma árvore enorme para ver JESUS.

Ou seja, ele não se limitou em seus erros, problemas, dificuldades físicas nem morais ou sociais, pôs o foco em: VER A JESUS.

Quantas vezes temos nos limitado nesses pontos?

Quantas vezes temos ouvido falar de Jesus, de sua fama, suas obras, sua palavra e nem ao menos temos dado crédito, não temos deixado a palavra gerar fé em nossos corações...

Quantas ocasiões nos deparamos pensando apenas em nossas falhas, dificuldades, na multidão que nos rodeia observando nossas vidas no ângulo social...

Outra observação bem interessante é que, de acordo com pessoas mais velhas, a décadas atrás (por volta de 60 a 70), muitos achavam que a palavra de Deus era apenas destinada a pessoas pobres, carentes, necessitadas de conforto material e físico, e até mesmo surgiu o comentário que se alguém mantivesse a prática da leitura da bíblia, poderia chegar a ficar louco, enquanto que na verdade, a palavra de Deus é destinada a todos independente de classe, raça, cor, pois Deus não faz acepção de pessoas (Rm 2:11).

(Vers.5) Após seu gesto de fé, Jesus parou a observá-lo. Isso é o que tem faltado em nossas vidas atualmente, precisamos ter a postura de fazer algo para chamar a atenção de Jesus. Zaqueu por intermédio desse ato, tem o mérito de receber a visita do Senhor Jesus em sua casa.

Notamos no versículo 7 que, após isso, todos murmuravam, criticavam o fato de Jesus, estar sendo apresentado publicamente como Senhor, Filho de Deus e o fato de estar juntando-se com ladrões pecadores (publicanos).

Porém no versículo 8, temos a prova de que a ação de Deus é real. Logo após ouvir falar de Jesus, esforçar-se para vê-lo, chamar a sua atenção e receber seu convite, sem antes Jesus falar-lhe, fluiu de se próprio o desejo de mudança, o desejo de passar a agir justamente, abrindo mão de seu benefício próprio e concertando algum erro causado em ocasiões passadas e assim, tanto ele como sua casa (vers. 9) receberam a salvação vinda de Deus por intermédio de Jesus.

Fechamento

O homem não deve limitar-se a aproximar-se de Deus por suas falhas ou pecados. Isso tem sido uma ferramenta muito utilizada por Satanás nesses últimos dias, ao colocar em muitos o pensamento de que só pode buscar a Deus quando não mais estiver pecando, quando estiver em ordem, porém Deus espera que o homem se aproxime da forma de como está, pois a palavra e o Espírito Santo é que serão os verdadeiros responsáveis pela transformação, pois a própria palavra afirma que “ele veio para salvar os perdidos.” (Lucas 19:10)

Isso mostra o quanto Deus continua mudando vidas, independentes de suas situações iniciais, o Poder de Deus continua agindo poderosamente.

Assim como Zaqueu, vamos romper todas as barreiras e ter um encontro com o Senhor, nossa vida nunca mais será a mesma!

Paz de Cristo Jesus!

Miss. Vladilson Oliveira

Escrita em: 23 de dez. 2009 (00:00 ás 01:35)

Nenhum comentário: