quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O toque especial (A mulher do fluxo de sangue)

Texto base: Marcos 5:25-34


E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,

E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;

Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.

Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.

E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.

E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?

E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?

E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.

Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.

E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.”


Certo dia, Jesus após sair de Gadara (cidade situada a sudeste do Mar da Galiléia), entrou num barco e foi para o outro lado do mar.

Na ocasião depara-se com duas ocasiões: Jairo um grande líder da sinagoga com sua filha de 12 anos a beira da morte e uma certa mulher que há 12 anos estava com um problema de fluxo de sangue.

Porém vamos nos deparar em especial ao segundo.


OBS:

Em Levítico 15 consta que toda pessoa que tivesse um fluxo de sangue, seria considerada uma pessoa imunda, impura. Era proibido tocar ou ser tocada, até mesmo algum objeto em contato com a mesma perdia seu valor.

Esse modo de ver não ficava apenas no ângulo físico, mas também no moral, social fazendo assim com que a determinada pessoa fosse separada, excluída e sofresse maus tratos dos demais.


Outro motivo a ser analisado era o fato de ser mulher, pois na época assim como até a décadas atrás, eram desvalorizadas.


Essa mulher não identificada, havia 12 anos com esse problema de fluxo de sangue, onde a palavra afirma que gastara tudo quanto tinha em busca de uma solução porém, nada lhe adiantou, pelo contrário, piorava cada vez mais no decorrer de suas tentativas.

Lucas como médico, em seu livro descreve:”e gastara todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada” (Lucas 8:43)


Porém, por intermédio da propagação dos atos de Jesus, ela deu crédito e afirmava que se caso chegasse próximo a ele, e o tocasse seria curada desse mal que a afligia.

Grande multidão seguia o Senhor Jesus, grande alvoroço na sua passagem, pois a muitos curava, confortava com suas palavras doces porém com autoridade. Porém ela pôs um propósito em seu coração. Resolveu desafiar sua disposição, indo de encontro a todos os presentes, mesmo no sufoco, apertada, sendo vista com olhares de desprezo, continuou até chegar e humildemente tocar na orla (parte inferior, bordas) das vestes de Jesus.Toque esse que resultou na sua cura instantânea, ou seja, no mesmo momento que o tocou, foi estancada a fonte de sangue em seu corpo.


Refletindo...


Talvez você esteja passando por uma situação semelhante a essa. Talvez você esteja sendo desprezado, sendo julgado, obrigada a manter-se afastado de tudo e todos devido alguma fonte que jorra problemas e situações difíceis em sua vida.

Problemas esses que muitas vezes te deixam desanimado, desestruturado, ou até mesmo guardando em mente a justificativa de que nunca deixará de ser assim.

Ou talvez você tenha gastado tudo quanto você tinha, indo em busca de religiões, amigos, festas, farras, prazeres momentâneos para solucionar ou amenizar a dor de estar com esse problema.

Talvez exista uma multidão a sua frente, que te apertando, te sufocando vibra em ver o seu mal, ver você tentar e não conseguir novamente alcança o que você tanto deseja.

Porém, eu te convido neste momento a agir com um ato de fé. A romper as barreiras das dificuldades, das multidões, do tempo e alternativas em vão.

Siga em frente, ponha um propósito em seu coração, rompa esses obstáculos que te atrapalham a chegar no se objetivo.

Aquela mulher poderia muito bem desistir diante de tantas dificuldades, o fato dela ser desprezada, correr o risco de ser arrancada pelos presentes, de ser apedrejada quem sabe por estar agindo contra a lei. Mas isso não foi o suficiente para que ela parasse, desviasse sua visão de encontrar-se com Jesus e tocar-lhe da maneira mínima o possível.

Ela não olhou para as circunstâncias, para esses detalhes que faziam toda a diferença, ela pôs sua fé em ação.

Em resposta ao seu ato, Jesus pergunta quem o tocou. Até mesmo seus discípulos sem entender, indagam pelo fato de estarem eles numa grande multidão, sendo impossível humanamente falando de distinguir quem estava a tocá-lo.


Fechamento:


Ou seja, DEUS nos vê por outro ângulo, ele está a espera que eu e você escutemos acerca de suas obras, deixemos a fé surgir e fluir em nossos corações, confessar com convicção que podemos vencer e por a fé em ação, tocando em JESUS.

Daí veremos que pra Deus não existe limites e afirmar com convicção que o sofrimento que nos aflige cessa aqui em Nome de Jesus.


Paz de Cristo Jesus!

Miss. Vladilson Oliveira

Escrita em: 23 de dez. 2009 (00:00 ás 01:35)

Um comentário:

Unknown disse...

valeu vladilson pelo belo blog que vc escreveu aqui